Alberto Cairo é professor de visualização de dados e infografia na Universidade de Miami, na Escola de Comunicação e no Instituto de Ciências Computacionais. Cairo é um jornalista que tem liderado equipes de designers de visualização em publicações da Espanha, no Brasil, e nos EUA. É autor de quatro livros, recentemente ‘The Art of Insight: How Great Visualization Designers Think’ (2013) e ‘How Charts Lie’ (2009). Cairo é também consultor em empresas de tecnologia como o Google e a Microsoft, em agências do governo dos EUA, como a Congressional Budget Office, e em organismos internacionais como o Banco Mundial.
Don Norman é Professor Emérito, fundador e primeiro Diretor do Laboratório de Design da Universidade da Califórnia, San Diego. Foi vice-presidente de Tecnologia Avançada da Apple e executivo da HP. É co-fundador do grupo Nielsen Norman, membro da Academia Nacional de Engenharia e de várias sociedades com títulos honorários (Delft, Pádua e San Marino). Recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra do grupo Computer-Human Interaction da ACM; outro prêmio pelo conjunto de sua obra do presidente da Human Factors and Ergonomics Society; a Medalha Sir Misha Black da Comissão Real para a Exposição de 1821 (Londres, Reino Unido) por serviço exemplar para para a Educação em Design; e o Design Guru Award do The Institute of Design, JK Lakshmipat University, Jaipur, Índia. Em 2022, também recebeu o prêmio Frontier Design da World Design Cities Conference e do Design Innovation Institute, Xangai, com orientação do governo municipal de Xangai. Atualmente é conselheiro da Tongji University (Shanghai) e da School of Design da Hong Kong Polytech e foi professor visitante com distinção no Korean Advanced Institute of Technology por três anos. Publicou 20 livros traduzidos para 20 idiomas, incluindo Design Emocional e O Design do Dia a Dia. Seu livro mais recente é “Design for a Better World: Meaningful, Sustainable, Humanity Centered”, que pode ser encontrado no site www.jnd.org.
Fernanda Martins é Designer, pesquisadora, professora universitária e diretora da Mapinguari Design, que atua em Design estratégico e sustentável especialmente na Amazônia. É doutora em História do Design na ESDI/UERJ. Cursou Master em Design Gráfico e Tipografia na Escola de Design da Basiléia, Suíça, especialização em Semiótica e Cultura Visual, pela Universidade Federal do Pará. É formada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP – Universidade de São Paulo. Criadora do Projeto Letras que Flutuam, que investiga e divulga os abridores de letras da Amazônia realizando, mapeamentos, exposições, oficinas e os documentários “Letras que Flutuam” e “Marajó das Letras”. Projeto Letras que Flutuam foi selecionado no edital Rumos do Itaú Cultural em 2016 que resultou no documentário “Marajó das Letras”, em 2018 recebeu, na Categoria Património Imaterial, o Prêmio Rodrigo de Mello Franco de Andrade do IPHAN e menção na Bienal Interamericana de Diseño em Madrid.
Isabel Meirelles é Designer da Informação e professora na Faculdade de Design na Universidade OCAD, Toronto, onde ensina no Programa de Design Gráfico e em Estudos de Pós-Graduação (2015–). Na mesma instituição, recebeu o prêmio OCAD University Award for Distinguished Research, Scholarship and Creative Activity, 2015/2016. De 2003 a 2014, foi professora do Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes, Mídia e Design na Northeastern University, em Boston, onde ajudou a criar o programa de Pós-graduação em Design da Informação e Visualização de Dados. A pesquisa de Isabel se concentra no exame dos fundamentos subjacentes à forma como a informação é estruturada, representada e comunicada em diferentes mídias. Além de escrever amplamente sobre o papel do design e visualização da informação na sociedade, cultura e educação, ela co-fundou e co-organizou inúmeras conferências e exposições sobre o tema, incluindo as conferências Information+ (2016, 2018, 2021), o Simpósios Arts Humanities and Complex Networks (2010–2015) e exposições Art of Networks (2012, 2015, 2018). É autora do livro Design for Information: An Introduction to the Histories, Theories, and Best Practices Behind Effective Information Visualizations (Rockport, 2013). Meirelles frequentemente se reúne a colegas em projetos interdisciplinares envolvendo o design de visualizações. Em sua prática criativa, ela colabora com artistas e curadores para criar publicações digitais e impressas de seus trabalhos.
José Duarte é designer colombiano, fundador da easydataviz.co. A Easydataviz explora a relação entre a informação e os cidadãos através de experiências lúdicas e divertidas de dados participativos que normalmente ocorrem (mas não exclusivamente) no espaço público. Seu trabalho consiste em projetar dispositivos de dados participativos para explicar e envolver pessoas com problemas difíceis para desencadear conversas significativas. Seu trabalho foi publicado pela editora Gestalten, nos livros: Visual Storytelling e Infographics; Designing and visualizing information; e Making with data – Participatory devices. Participou dos eventos Open Design Vienna e Data Literacy e realizou workshops e palestras na Colômbia, Eslováquia, Chile, Espanha, França, México, Peru e outros 10 países ao redor do mundo promovendo uma abordagem lúdica aos dados. Se você está interessado em aprender sobre visualização de dados analógicos ou fazer intervenções públicas participativas, você está em boas mãos : )
Sara Goldchmit é Professora Assistente de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). É fundadora e coordenadora do Laboratório de Pesquisa Design para Saúde (designparasaude.fau.usp.br) e líder do grupo de pesquisa Design e Inovação em Saúde (CNPq). Seu principal interesse de pesquisa reside nas interações entre design, saúde e bem-estar, com foco no design da informação para promover mudanças individuais e sociais.
Roxana Martinez é Designer Gráfica pela Universidade Nacional, Professora Associada e Coordenadora do Mestrado em Design da Universidad de los Andes, Especialista em Teoria do Design de Comunicação e Mestre em Estudos Culturais. Designer dedicada à investigação e divulgação da gráfica popular através do coletivo Populardelujo, projeto do qual é co-fundadora juntamente com Esteban Ucrós e Juan Esteban Duque, e que desde 2001 se dedica a investigar esta cultura visual com ênfase especial em mapear e trabalhar de perto com seus autores. Junto a eles realizou exposições, workshops, conferências, publicações e inúmeros projetos em diferentes partes do mundo. Populardelujo destaca o valor de uma cultura visual há muito subestimada, contribuindo para dar maior visibilidade a pessoas, comunidades, experiências e costumes que não tiveram representação suficiente na América Latina. É autora do projeto LETRAS HECHAS A MANO, um projeto de pesquisa e criação sobre o ofício de fazer avisos à mão, para o qual converge o interesse pelo estudo da caligrafia, pelo ensino e aprendizagem da escrita e pela gráfica popular.