Programação

Saiba tudo que acontecerá no CIDI+CONGIC 2023 acessando a programação de todas as atividades. 

O evento contará com palestras, workshops, apresentação de trabalhos Oral e Pôster e muito mais.

Baixe a programação para melhor visualizar as atividades.

Versão programação geral

Versão 1 – Publicada 23/10/2023 às 16:00

Versão programação completa

Versão 2 – Publicada 05/11/2023 às 20:30
Versão 1 – Publicada 30/10/2023 às 18:00

Versão guia do participante

Versão 1 – Publicada 03/11/2023 às 18:00

Na programação geral você encontra
um panorama geral dos horários e datas das atividades.

No caderno de resumos você um breve resumo de cada artigo 
que será apresentado nas sessões.

Na programação completa você encontra informações 
detalhadas como os horários das sessões e artigos.

No guia do participante você encontra informações 
sobre como acessar as sessões online do evento.

Workshops

Para se inscrever nos workshops basta acessar a página do CIDI 2023 no Even3 e clicar em “quero participar das atividades”

Neste ano teremos  workshops online e presenciais na cidade cede Caruaru-PEA inscrição em cada workshop tem o valor de R$60,00*

*Isento para associados da SBDI.

Para mais informações você pode consultar a ajuda no site do sistema Even3.

Vagas limitadas

Livros Flexíveis

com Gabriela Irigoyen

Modalidade: Presencial

Data: 
Turma 01 – 09/11/2023 – 15h às 18h
Turma 02 – 10/11/2023 – 09h às 12h

Vagas: 20 participantes cada turma

Sobre o workshop

Neste workshop aprenderemos, passo a passo, como criar um modelo de livro com miolo costurado, estrutura flexível, resistente e de fácil execução, que não precisa de cola na sua estrutura, nem na capa. Um livro ideal para pequenas publicações e que também pode ser usado como sketchbook, caderno de percurso ou processo, diário, etc. Permite muitas possibilidades estéticas para as capas que podem ser de papel ou tecido. As capas permitem customização a posteriori, com, desenho, tipos, carimbos ou caligrafia.

Sobre o ministrante

Gabriela Irigoyen é artista visual e desde 2004 se dedica a criar livros com uma abordagem artística e experimental. Com trabalhos publicados no Brasil e no exterior já participou de exposições coletivas e individuais em Barcelona, Cidade do México, Paris, Les Baux-de-Provence, Recife, La Paz, Guayaquil, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.  Em seu ateliê, no Rio de Janeiro, além de criar suas obras, também desenvolve projetos de livros para estúdios de design, galerias de arte, artistas, fotógrafos, editores e escritores independentes. Também dá aulas e palestras, presenciais e online, sobre a arte de criar livros. Desde outubro de 2017 é membro do grupo de pesquisa e estudos GEL: Grupo de Estudos do Livro: design, autoria e o livro independente, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Design da Faculdade de Design da UFU/Universidade Federal de Uberlândia coordenado pela Profª Drª Cristiane Alcântara. Em agosto de 2022 ingressou como mestranda no Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes da UFRJ na linha de pesquisa Design e Cultura sob orientação da profª Drª Irene de Mendonça Peixoto e é membro do grupo de pesquisa Arte, Design e Vida – Estudos e poéticas do mesmo programa. Até novembro de 2023 participa da exposição coletiva En Echo no Museu Yves Brayer em Les Baux-de-Provence na França.

Kalligráphos :: O imaginário e o ato caligráfico

com Cláudio Gil

Modalidade: Presencial

Data: 09/11/2023 – 15h às 21h30 com iintervalo das 18h às 18:30h

Vagas: 20 participantes

Sobre o workshop

A oficina O IMAGINÁRIO E O ATO CALIGRÁFICO tem como objetivo iniciar estudantes e ampliar o horizonte dos estudantes que já se iniciaram na caligrafia. Através da história e do desenho a proposta visa aproximar os estudantes de diferentes níveis de aprendizado a partir de uma apresentação dos principais modelos de escritas latinas ocidentais. Fundamentado nos modelos históricos a abordagem apresenta alguns métodos e processos que servirão de base para a prática do desenvolvimento de novos alfabetos.

Sobre o ministrante

Claudio Gil é professor, designer, artista e calígrafo. Mestre em Design pela ESDI-RJ, professor universitário, leciona arte, design e caligrafia e vive no Rio de Janeiro. Calígrafo autodidata, iniciou as suas primeiras investigações e ensaios em 2003 e realizou mais de 300 workshops desde então.

Nos últimos anos pesquisa paleografia, escrita, caligrafia e linguagens visuais e atua em escolas, universidades bienais, artes e eventos de design no Brasil, América Latina, Canadá e Europa. Sua sólida base obtida através da prática e da pesquisa lhe permite explorar e extrapolar os limites do clássico. Seu trabalho alcança muitas vertentes sempre cheias de frescor, que se tornou uma marca no seu trabalho contemporâneo. Suas produções já foram exibidas e publicadas em vários países e muitas de suas obras estão em coleções de museus e instituições culturais ao redor do mundo.

Praticando Desenho Modular com O MECOTipo

com Leonardo Buggy

Modalidade: Presencial

Data: 

Esta atividade tem a duração de dois dias em dois encontros.

09/11/2023 – 15h às 18h
10/11/2023 – 09h às 12h

Vagas: 13 participantes

Sobre o workshop

A oficina consiste em desenhar caracteres de uma mesma fonte Display através da combinação de módulos pré determinados orientada por um conjunto de retas perpendiculares – uma malha de construção. Na primeira parte da atividade serão desenvolvidas coletivamente todas as letras caixa alta com artefatos físicos, tomando-se partido de sua materialidade. Na segunda parte serão desenvolvidas individualmente versões digitais desses caracteres em estilos diversos.

Sobre o ministrante

Com mais de 30 anos de experiência, Buggy é mestre em design (UFPE) e especialista em gestão (Fundação Dom Cabral). Dirigiu várias empresas, fundou a 1ª digital type foundrie nordestina (a Tipos do aCASO), o Laboratório de Impressos em Olinda-PE, o Laboratório de Tipografia do Agreste em Caruaru-PE, o Laboratório de Tipografia do Ceará em Fortaleza-CE e alguns cursos de graduação e pós-graduação em design pelo país. Autor de diversos livros – um deles, O MECOTipo, referência no ensino de design brasileiro – atualmente é membro do Conselho Editorial da Estereográfica, da Editora IFCE, vice-presidente do Conselho Editorial da Serifa Fina e professor da UFC.

Como pensar um infográfico?

com Rafael Ancara

Modalidade: Presencial

Data:
10/11/2023 – 09h às 12h

Vagas: 15 participantes

Sobre o workshop

Infográfico é um tipo de representação útil em diversas aplicações: relatórios corporativos, materiais didáticos, materiais explicativos, jornalísticos e várias outras. Pode servir para explicar um acidente, o processo de produção de uma fábrica ou mesmo para contar histórias diversas. Mas será que toda informação pode virar um infográfico? E como são feitos bons infográficos? Para tentar responder essas e outras questões, este workshop pretende auxiliar os participantes a compreender melhor as informações que tem em mãos e como apresentá-las da melhor maneira possível em infográficos, gráficos e outras formas de visualização da informação. A partir de um passeio pela história até práticas atuais da infografia, são apresentados caminhos para se pensar os infográficos, explicando conceitos, definições e características sob o respaldo teórico do Design da Informação.

Sobre o ministrante

Rafael Ancara é Designer da Informação, consultor e pesquisador. Doutor em Design pela UFPR, professor das graduações da escola de Comunicação e Design da Universidade Positivo. Leciona e pesquisa sobre infografia, design da informação e pensamento visual, em cursos de graduação e pós-graduação. É co-fundador do projeto de ensino e pesquisa de infografia Pensar Infográfico e um dos hosts/idealizadores do podcast sobre design Visual+mente. Além disso, fundou/participou de diversos projetos de produção e discussão de design como: Pedro, Pastel & Besouro e Anticast.

Seleção tipográfica na prática

com Mary Meürer

Modalidade: online

Acesso: Google Meet

Data:
 09/11/2023 – 15h às 18h

Vagas: 20 participantes

Sobre o workshop

A partir de uma breve discussão sobre o Modelo de Seleção Tipográfica desenvolvido pela Profª Mary Meürer, os participantes deverão aplicar as etapas e critérios para selecionar uma família tipográfica para o mesmo contexto de projeto. Ao final da oficina o resultado e as experiências com o processo serão discutidos pelo grupo. 

 

Sobre o ministrante

Mary Meürer é designer formada pela PUCPR, com mestrado e doutorado em Design pela UFSC. Professora do curso de Design da UFSC desde 2013 nas disciplinas de  Microtipografia e Macrotipografia, Sistema Gráfico para Sinalização e Produção de Publicações Digitais. É líder do grupo de pesquisa Tipos&Textos,  realizando estudos  sobre novas tecnologias aplicadas ao design de tipos e uso da tipografia em projetos de design.  

Ensinando tipografia desde 2005,  sempre ouviu dos alunos a pergunta “E agora, que fonte eu uso?” Buscando uma forma de tornar o processo de seleção tipográfica mais objetivo e fundamentado, desenvolveu durante o doutorado o modelo de seleção tipográfica no contexto no design editorial, com critérios e uma matriz de seleção. Em 2022 publicou o livro Seleção Tipográfica: critérios e etapas para a escolha de fontes ampliando a aplicação do modelo para as áreas de web e sinalização.

Descoberta e visualização de dados com Flourish

com Bárbara Castro

Modalidade: online

Acesso: Google Meet

Data: 
09/11/2023 – 15h às 18h

Vagas: 15 participantes

Sobre o workshop

A oficina aborda a primeira etapa de criação de uma visualização: a descoberta dos dados. Vamos aprender a reconhecer os tipos de dados, elaborar e analisar as perguntas iniciais de um projeto baseado em dados para definir os tipos de gráficos que nos ajudam a fazer análises e perguntas de aprofundamento. Para isto, utilizaremos a plataforma Flourish para gerar gráficos interativos e compartilhar as observações realizadas.

Sobre o ministrante

Barbara Castro tem atuação teórico-prática nos campos arte computacional, visualização de dados e design de interação. É professora adjunta da Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. Doutora (2018) em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado (2013) em co-orientação com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foi professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio entre 2018 e 2023. Sua pesquisa e produção em arte, tecnologia e visualização de dados já foram apresentadas na França, Dinamarca, Portugal, Colômbia entre outros. Barbara é diretora de criação do Estúdio Ambos&& que realiza consultorias, curadorias e instalações interativas para instituições culturais e educativas. O estúdio já realizou projetos em todas as unidades do Centro Cultural Banco do Brasil, Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu Nacional (UFRJ), Casa Firjan e consultorias para Museu de Arte do Rio, SESILab (Brasília) entre outros. Foi mentora de relevância digital para o programa de inovação Hipermuseus. Destaque para a curadoria e organização do livro e exposição Existência Numérica (Oi Futuro, 2018) e a co-curadoria da exposição Data Corpus (Casa Firjan, 2019).