Os artigos serão apresentados em duas modalidades de “ORAL” e “PÔSTER DIGITAL”
e deverão seguir as orientações e templates disponibilizados.
No guia de apresentação dos trabalhos são disponibilizadas informações sobre tempo, estrutura e formato da apresentação. Verifique as orientações de acordo com a modalidade ao qual você foi aprovado (Oral ou Pôster Digital).
Baixe aqui os Guias de orientação:
As apresentações deverão seguir o template disponibilizado pelo evento.
Baixe aqui o template para utilizar na apresentação do artigo.
Além do vídeo de apresentação, os autores deverão preencher, assinar e enviar o Termo de Cessão de direitos (Copyright) para que os artigos possam ser publicados nos anais do evento.
Baixe aqui o termo de cessão
Os vídeos e termos de cessão de direitos deverão ser enviados até
12 de outubro de 2023.(prorrogado!)
Nomear o arquivo conforme o evento:
NúmeroDoArtigo_NomeDoEixoTematico_CIDI2023
ou
NúmeroDoArtigo_NomeDoEixoTematico_CONGIC2023
E.g.363636_Comunicacao_CONGIC2023
Salvar o arquivo em um drive virtual (e.g. Google drive) e enviar o link* do vídeo para: videos.cidi2023@sbdi.org.br, inserindo no assunto do e-mail “vídeo_no do artigo”.
E.g. vídeo_363636
*Não esqueça de deixar o link com acesso público para leitura.
Aqui são apresentadas orientações sobre produção e submissão de artigos, informações sobre datas e templates para o 11º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2023 e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2023.
Os autores que receberam a avaliação com o status APROVADO COM RESSALVAS devem realizar as alterações solicitadas pelos avaliadores e submeter através do seu cadastro no Even3, o arquivo final revisado, IDENTIFICADO. Também deverão enviar uma cópia do mesmo arquivo, com sinalização (e.g. marcador de texto (highlight) e comentários sobre as partes que foram alteradas), conforme solicitação dos avaliadores. O arquivo final identificado deverá ser anexado no Even3, no campo “Trabalho revisado Identificado” e o arquivo com as alterações sinalizadas deverá ser anexado no campo “Trabalho revisado sem identificação”.
Para o 11º CIDI+CONGIC 2023 serão aceitas submissões de trabalhos nas seguintes modalidades:
Modalidade | Quantidade de palavras | Tamanho máximo do arquivo | |
CIDI | Artigo CIDI | 2.500 (mín.) a 5.000 (máx.) palavras | 10 megabytes |
CONGIC | Artigo CONGIC | 1.200 (mín.) a 2.500 (máx.) palavras | 5 megabytes |
Para o 11º CIDI 2023 serão aceitas submissões de trabalhos nas seguintes modalidades: artigo CIDI e artigos CONGIC 2023.
Artigo CIDI – apresenta resultados ainda não publicados de pesquisas originais e inéditas – de 2.500 (mínimo) a 5.000 (máximo) palavras, tamanho máximo do arquivo: 10 MBJá os artigos resumidos são indicados para pesquisas em andamento e devem possuir entre 1.500 (min.) a 3.000 (máx.) palavras e com arquivo de no máximo 5 megabytes.
Artigo CONGIC – apresenta trabalhos de estudantes de graduação (e.g. iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso etc.) sejam pesquisas concluídas ou em andamento – de 1.200 (mínimo) a 2.500 (máximo) palavras máximo do arquivo: 5 MB.
Os trabalhos deverão se encaixar nos seguintes eixos temáticos: (a) Comunicação e Mídias; (b) Educação; (c) História e memória gráfica; (d) Saúde; (e) Sociedade e (f) Visualização de informações. Destaca-se que a perspectiva do Design da Informação deverá ser evidenciada nos trabalhos.
Veja mais informações sobre os eixos temáticos aqui
Clareza do texto, coesão e coerência da estrutura, construção lógica dos argumentos, precisão no uso de conceitos e referências e qualidade das imagens – gráficos, quadros, tabelas e atendimento às diretrizes de formatação do congresso
Considerando a perspectiva do Design da Informação no eixo submetido.
Introdução (e.g. contextualização, problema, objetivo, referencial teórico), Metodologia (e.g. técnicas, instrumentos de coleta e análise de dados, procedimentos), Resultados/Discussão, Conclusão/Considerações finais e Referências.
Confira sugestões para seu artigo.
Para a submissão você deverá realizar a compra de créditos para cada artigo. Diante das alterações necessárias para a realização do evento remoto, a data final para submissão dos artigos não será alterada. Fique atento para não perder o prazo!
O valor de submissão é R$45 por artigo e o pagamento deve ser realizado no ato* da submissão na plataforma Even3, o pagamento pode ser realizado via cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.
Cada submissão dá direito ao envio de um artigo, para mais submissões basta comprar mais créditos **.
*Pagamentos por boleto demoram até 3 dias para serem confirmados.
**Não há reembolso ou devolução dos valores de submissão.
Estes modelos buscam servir de referência e auxiliar os autores a prepararem o artigo e a apresentação para os eventos conjuntos 11º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2023 e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2023.
Observe os limites de palavras e tamanho de arquivo de acordo
com a categoria que você irá submeter.
Apresentamos aqui orientações relativas ao processo de submissão e , no intuito de atender os rigores da produção científica, disponibilizamos os critérios de avaliação. Você também pode baixar o “guia de submissão” na plataforma Even3 e “orientações para a produção dos artigos”.
As submissões de trabalhos devem ser realizadas na plataforma Even3. As orientações sobre como submeter artigos estão disponíveis no botão ‘Guia de Submissão’. Além disto, a Even3 oferece uma Central de Ajuda para auxiliar a submissão de trabalhos, você pode acessar no link abaixo.
Todavia, se houver dúvidas específicas sobre à submissão você pode enviar um e-mail para: comitecientifico.cidi2023@sbdi.org.br