Envie sua apresentação

A dinâmica das apresentações contará com a exibição de vídeos seguida de discussão, ao vivo,  entre autores e participantes do evento. Desta forma, será possível uma melhor condução e garantia de apresentação, mesmo com eventuais problemas de conexão.

Guias de apresentação

Os artigos serão apresentados em duas modalidades de “ORAL” e “PÔSTER DIGITAL” 
e deverão seguir as orientações e templates disponibilizados. 

No guia de apresentação dos trabalhos são disponibilizadas informações sobre tempo, estrutura e formato da apresentação. Verifique as orientações de acordo com a modalidade ao qual você foi aprovado (Oral ou Pôster Digital). 

Baixe aqui os Guias de orientação:

Templates

As apresentações deverão seguir o template disponibilizado pelo evento. 

Baixe aqui o template para utilizar na apresentação do artigo.

Cessão de direitos

Além do vídeo de apresentação, os autores deverão preencher, assinar e enviar o Termo de Cessão de direitos (Copyright) para que os artigos possam ser publicados nos anais do evento. 

Baixe aqui o termo de cessão

Atenção para os prazos

Os vídeos e termos de cessão de direitos deverão ser enviados até
12 de outubro de 2023.(prorrogado!)

Nomenclatura dos arquivos

Nomear o arquivo conforme o evento:

NúmeroDoArtigo_NomeDoEixoTematico_CIDI2023
ou
NúmeroDoArtigo_NomeDoEixoTematico_CONGIC2023

E.g.363636_Comunicacao_CONGIC2023

Envio dos vídeos

Salvar o arquivo em um drive virtual (e.g. Google drive) e enviar o link* do vídeo para: videos.cidi2023@sbdi.org.br, inserindo no assunto do e-mail “vídeo_no do artigo”.
E.g. vídeo_363636

*Não esqueça de deixar o link com acesso público para leitura.

Envie seu artigo revisado

Aqui são apresentadas orientações sobre produção e submissão de artigos, informações sobre datas e templates para o 11º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2023 e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2023.

Correções dos artigos

Os autores que receberam a avaliação com o status APROVADO COM RESSALVAS devem realizar as alterações solicitadas pelos avaliadores e submeter através do seu cadastro no Even3, o arquivo final revisado, IDENTIFICADO. Também deverão enviar uma cópia do mesmo arquivo, com sinalização (e.g. marcador de texto (highlight) e comentários sobre as partes que foram alteradas), conforme solicitação dos avaliadores. O arquivo final identificado deverá ser anexado no Even3, no campo “Trabalho revisado Identificado” e o arquivo com as alterações sinalizadas deverá ser anexado no campo “Trabalho revisado sem identificação”.

"Trabalho revisado com identificação" no Even3

Imagem de exemplo do arquivo final revisado.

"Trabalho revisado
sem identificação" no Even3

Imagem de exemplo do arquivo final revisado com sinalização das correções.

Diretrizes de submissão

Para o 11º CIDI+CONGIC 2023 serão aceitas submissões de trabalhos nas seguintes modalidades:

ModalidadeQuantidade de palavrasTamanho máximo do arquivo
CIDIArtigo CIDI2.500 (mín.) a 5.000 (máx.) palavras10 megabytes
CONGICArtigo CONGIC1.200 (mín.) a 2.500 (máx.) palavras5 megabytes

Para o 11º CIDI 2023 serão aceitas submissões de trabalhos nas seguintes modalidades: artigo CIDI e artigos CONGIC 2023

Artigo CIDI – apresenta resultados ainda não publicados de pesquisas originais e inéditas – de 2.500 (mínimo) a 5.000 (máximo) palavras, tamanho máximo do arquivo: 10 MBJá os artigos resumidos são indicados para pesquisas em andamento e devem possuir entre 1.500 (min.) a 3.000 (máx.) palavras e com arquivo de no máximo 5 megabytes.

Artigo CONGIC – apresenta trabalhos de estudantes de graduação (e.g. iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso etc.) sejam pesquisas concluídas ou em andamento – de 1.200 (mínimo) a 2.500 (máximo) palavras máximo do arquivo: 5 MB.

Modalidades de Submissão

Adesão aos eixos temáticos

Os trabalhos deverão se encaixar nos seguintes eixos temáticos: (a) Comunicação e Mídias; (b) Educação; (c) História e memória gráfica; (d) Saúde; (e) Sociedade e (f) Visualização de informações. Destaca-se que a perspectiva do Design da Informação deverá ser evidenciada nos trabalhos.

Veja mais informações sobre os eixos temáticos aqui

Critérios de Avaliação

Os artigos deverão ter em seu escopo a perspectiva do Design da Informação sobre os objetos estudados ou perspectivas de outras áreas que tragam contribuições significativas ao incremento do campo do Design da Informação, deixando evidenciadas as relações existentes.
Apresentação

Clareza do texto, coesão e coerência da estrutura, construção lógica dos argumentos, precisão no uso de conceitos e referências e qualidade das imagens – gráficos, quadros, tabelas e atendimento às diretrizes de formatação do congresso

Originalidade e relevância

Considerando a perspectiva do Design da Informação no eixo submetido.

Estrutura

Introdução (e.g. contextualização, problema, objetivo, referencial teórico), Metodologia (e.g. técnicas, instrumentos de coleta e análise de dados, procedimentos), Resultados/Discussão, Conclusão/Considerações finais e Referências.

Confira sugestões para seu artigo.

Datas e valores

Para a submissão você deverá realizar a compra de créditos para cada artigo. Diante das alterações necessárias para a realização do evento remoto, a data final para submissão dos artigos não será alterada. Fique atento para não perder o prazo!

Valores de Submissão

O valor de submissão é R$45 por artigo e o pagamento deve ser realizado no ato* da submissão na plataforma Even3, o pagamento pode ser realizado via cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

Cada submissão dá direito ao envio de um artigo, para mais submissões basta comprar mais créditos **.

*Pagamentos por boleto demoram até 3 dias para serem confirmados.

**Não há reembolso ou devolução dos valores de submissão.

DATAS IMPORTANTES

Contador de prazos
Dias para o início do 11º CIDI

Modelos / Templates

Estes modelos buscam servir de referência e auxiliar os autores a prepararem o artigo e a apresentação para os eventos conjuntos 11º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI 2023 e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação – CONGIC 2023.

Modelo para submissão de artigos

Observe os limites de palavras e tamanho de arquivo de acordo
com a categoria que você irá submeter.

Envie seu artigo

Apresentamos aqui orientações relativas ao processo de submissão e , no intuito de atender os rigores da produção científica, disponibilizamos os critérios de avaliação. Você também pode baixar o “guia de submissão” na plataforma Even3 e “orientações para a produção dos artigos”.

Sobre a plataforma de submissão

As submissões de trabalhos devem ser realizadas na plataforma Even3. As orientações sobre como submeter artigos estão disponíveis no botão ‘Guia de Submissão’. Além disto, a Even3 oferece uma Central de Ajuda para auxiliar a submissão de trabalhos, você pode acessar no link abaixo.

Todavia, se houver dúvidas específicas sobre à submissão você pode enviar um e-mail para: comitecientifico.cidi2023@sbdi.org.br